Características equilibradas, benefício completo

O padrão de tolerância de dureza mais usado na indústria (de acordo com normas e padrões DIN/EM) é de +/- 5° Shore A. No entanto, outra tolerância pode ser usada desde que esteja de acordo com o cliente. Deve-se levar em conta o endurecimento da cobertura de borracha em 3° Shore A nos três primeiros meses após sua produção. Isso significa, na prática, que um rolo novo com dureza nominal de 25° Shore A no momento da entrega pode ser instalado em uma máquina de impressão com valores de dureza variando entre 20 a 33 ° Shore A.

O uso e a manutenção correta do rolo vão garantir uma qualidade de impressão satisfatória nos valores mais altos de dureza da borracha. O endurecimento (ou amolecimento) de um rolo é certamente um importante parâmetro físico, mas não pode trabalhar fora da tolerância indicada.

O que é dureza Shore dos rolos e como ela deve ser medida?

De acordo com a DIN 7868, a medição de dureza na escala Shore é determinada por um durômetro fabricado nos padrões DIN 53305. Essa medida representa a resistência à penetração de uma agulha em formato cônico seccionado (escala Shore A) ou de formato pontiagudo (escala Shore D), que é pressionada, com uma determinada força, sobre uma superfície emborrachada. Rolos macios são medidos em Shore A. Rolos mais duros em Shore D, na indústria de papel em Pulsey e Jones (de acordo com a norma ASTM 531-78).

A força definida para uma medição convencional de rolos de impressão é de 1kg, e a leitura do valor deve ser feita após 3 segundos. A medição mais precisa, de acordo com os padrões DIN, é possível apenas em superfícies emborrachadas macias planas, com espessura mínima de 6 mm. Se a medição é feita manualmente em um rolo com superfície curva não é muito precisa ou não se repete quando outras pessoas fazem a mesma medição. A indústria estipulou, para fabricação, uma tolerância de +/- 5 Shore A.

Qual a melhor faixa de ajuste para um rolo?

Antigamente existia uma regra para se achar a melhor faixa para ajuste de rolos em máquina, como se segue:

  • Para rolos de chapa: faixa máxima é de 4 mm + 4% do valor do diâmetro do rolo (por exemplo: rolo com diâmetro de 80 mm poderia ter faixa de 4 mm + 3,2 mm = 7,2 mm).
  • Para rolos distribuidores: faixa máxima é de 3 mm + 3% do diâmetro do rolo (por exemplo: rolo com diâmetro de 80 mm poderia ter faixa de 3 mm + 2,4 mm = 5,4 mm).

Mas esses valores são apenas aproximações padronizadas. Se a faixa do rolo é desconhecida, os rolos devem ser ajustados o mais leve possível para alcançar qualidade de impressão. Isso cuidará dos rolos, o exigirá menos esforços e estenderá sua vida útil. O correto é seguir rigorosamente as informações contidas em manual de máquina. Por via de regra, os valores indicados lá estão de acordo com as recomendações da Böttcher.

Copyright© 2018 Böttcher do Brasil. Todos os direitos reservados.