Cuidados com a saúde para quem manuseia produtos químicos

Quem trabalha em uma gráfica, fica exposto a diversos produtos químicos, como tintas e solventes. Esses produtos podem ser perigosos para a saúde, como qualquer outro químico, por isso vale seguir as dicas que preparamos com os cuidados para a saúde direcionados a quem utiliza e manuseia esses tipos de  produtos químicos em gráficas. 

1- Cuidados e protocolos no armazenamento:

O primeiro ponto é armazenar todos os químicos de acordo com as instruções dos fabricantes, como por exemplo: longe de calor, em local arejado e respeitando o limite de empilhamento. Procure fechar bem as embalagens depois de abertas para evitar evaporação. Uma boa ideia é designar um responsável pelo armazenamento, alguém que possa manter as condições indicadas pelo fabricante na FISPQ (Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos) do produto. É usual também delimitar o local de armazenagem e restringir o acesso para pessoas não autorizadas.

2- Uso de EPIs:

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem fazer parte da rotina de todos os funcionários que lidam com produtos químicos, especialmente luvas, máscaras e óculos de proteção. Assim, diminui o risco de contato e de exposição excessiva.

3- Cuidados e protocolos no transporte:

Siga sempre a legislação e normatizações vigentes, respeitando as classes de risco, incompatibilidade químicas, quantidades e condições. Para movimentações internas, as embalagens de produtos químicos podem ser pesadas e o risco de derrubá-las é grande, o que poderia ocasionar derramamentos. Prefira transportar embalagens pesadas com o auxílio de ferramentas de movimentação, como fazendo uso de paleteiras. 

4- Cuidados no manuseio dos produtos:

Durante o trabalho com produtos químicos nas máquinas gráficas, o uso do EPI se torna ainda mais importante. Além disso, é também necessário que o ambiente esteja bem ventilado, para que os vapores possam ser rapidamente dissipados. O manuseio deve ser feito com calma e precisão. Por exemplo, durante a limpeza de blanquetas, manuseie a embalagem com calma e, no momento de limpeza de chapas, rolos e outras peças, evite contato direto com os solventes. Outro fator essencial é ter cuidado com a exposição prolongada do produto, por isso, procure manter o ambiente de trabalho sempre arejado. Siga as instruções da FISPQ sobre níveis seguros de exposição.

5- Perigo de acidentes e/ou intoxicação:

Saber os sintomas de uma exposição excessiva é importante para se precaver e tomar as medidas necessárias quando eles ocorram. Entre eles pode acontecer:

  • respiração acelerada
  • tosse
  • olhos irritados
  • mudança de cor nos lábios, face e unhas e também manchas na pele
  • sonolência
  • confusão mental
  • vômito ou ânsia
  • coceira
  • dor de cabeça

No caso dos sintomas, pergunte à vítima se ela está bem e faça perguntas para saber se ela está em choque ou com confusão mental. Essa informação é necessária na hora de chamar o socorro. 

Se a intoxicação for por contato, lave a área atingida com água corrente por no mínimo 10 minutos. Se for uma contaminação por inalação, leve a vítima para um local bem arejado. Nunca force uma pessoa com intoxicação a vomitar, pois isso pode prejudicar o sistema respiratório, ao penetrar nas vias respiratórias. Em qualquer situação, procure orientação médica e tenha consigo a FISPQ do produto para consultas de informações importantes.

6- Segurança e medicina do trabalho:

Mantenha sempre atualizado o PPRA (Plano de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional) da sua empresa, respeitando as condições indicadas pelas avaliações realizadas. Desta forma, você terá um ambiente de trabalho seguro.

Estas dicas servem para ajudar você e sua empresa? Esperamos que sim. A Böttcher segue todas as normas relacionadas à segurança, higienização e meio ambiente em todos os seus processos dentro de suas fábricas. Por isso, tem certificação dos órgãos reguladores em cada país que atua. 

Copyright© 2018 Böttcher do Brasil. Todos os direitos reservados.