Entenda porquê alguns rolos de umectação são bombê

Alguns rolos de umectação podem ser bombê, isso quer dizer que eles podem ter a deflexão natural dos seus eixos e sabugos metálicos com uma retificação parabólica, – também chamada de bi-cônica – nos rolos de borracha. Nesses casos, os rolos ficam com um diâmetro maior no meio do seu comprimento. Esse procedimento pode ser chamado de “bombê”. 

Para algumas posições de rolos, um sabugo mais leve é desenvolvido, com o objetivo de diminuir o peso e as forças geradas nos mecanismos de suporte e apoio. Já por onde se tem pequenos diâmetros de rolos com parede de sabugo fina, podem ocorrer deflexões quando o rolo estiver em pressão. 

O resultado será uma passagem de água no centro da chapa e pouca passagem onde a pressão de contato dos rolos está maior. Devido a esta parábola (bombê), a faixa de contato e, consequentemente, a pressão no contato, vão se manter uniforme ao longo de todo o comprimento do rolos. Isso enquanto ele estiver em deflexão, devido às pressões do sistema.

Rolos emborrachados e suas diferenças

Já falamos num outro artigo do blog Böttcher sobre os rolos emborrachados de tinta e os rolos emborrachados de água e que as diferenças entre eles estão relacionadas aos princípios básicos do processo de impressão offset. 

Os rolos de tinta Böttcher transferem a tinta, que geralmente tem a composição à base de óleo, enquanto os rolos de água utilizam água na hora dessa transferência, certo? Por esse motivo, os rolos de tinta precisam ser compatíveis com essa tinta ou esse óleo utilizado. Essa afinidade à gordura é chamada de Lipofilia.

Os rolos de umectação Böttcher são lipofóbicos, ou seja, repelentes ao óleo. Eles transportam fluidos umectantes, por exemplo: água. Os rolos compatíveis à água nós chamamos de hidrofílicos. Os rolos de tinta são, portanto, hidrofóbicos ou repelentes à água.

A Böttcher configura essas propriedades da borracha, variando os aditivos químicos na mistura da massa, de acordo com a necessidade de cada indústria e segmento. Isso faz parte do know-how e experiência Böttcher, porque ela se preocupa com as melhorias em seus processos, para que cada produto ofereça resultados excelentes a cada um dos seus clientes em seus diferentes segmentos.

Leia mais, clicando aqui!

Copyright© 2018 Böttcher do Brasil. Todos os direitos reservados.