Saiba a diferença entre os rolos emborrachados de tinta e os rolos emborrachados de água

As diferenças entre os rolos emborrachados de tinta e os rolos emborrachados de água estão relacionadas aos princípios básicos do processo de impressão offset.  

Enquanto os rolos de tinta Böttcher transferem a tinta, cuja composição geralmente é à base de óleo, os de água utilizam água na hora dessa transferência. Dessa forma, os rolos de tinta precisam ser compatíveis com essa tinta ou esse óleo utilizados. Essa afinidade à gordura é chamada de Lipofilia. 

Já os rolos de umectação Böttcher são Lipofóbicos ou repelentes ao óleo. Eles transportam fluidos umectantes, por exemplo: água. Assim, os rolos devem ser compatíveis à água, e nós chamamos isso de hidrofilia. Os rolos de tinta, no entanto, são hidrofóbicos ou repelentes à água. 

A Böttcher configura essas propriedades da borracha, variando os aditivos químicos na mistura da massa, de acordo com a necessidade de cada indústria e segmento. Isso é o Know-how da Böttcher.

Rolos devem ser compatíveis aos químicos utilizados no processo

A utilização de químicos especiais precisa ser feita com rolos compatíveis. Para imprimir com tintas UV em uma máquina, por exemplo, não deve-se fazer o uso de rolos emborrachados convencionais, mas de rolos compatíveis especiais.

Falando de uma forma genérica, não se pode fazer esse tipo de adaptação e obter sucesso na operação, haja visto que os químicos UV são diferentes que os convencionais. No caso de se iniciar um processo no qual somente tintas UV serão usadas, se faz necessário a troca dos rolos para um conjunto especial. 

A Böttcher fornece uma linha de compostos emborrachados que possuem propriedades e durezas adequadas, que vão de 25 a 40 Shore A (séries: 715 25 ou 726 40 por exemplo), que são compatíveis com as mais comuns tintas UV. Já se a opção for por imprimir alternadamente com tintas UV e convencionais, a Böttcher tem algumas soluções em emborrachamento com propriedades e durezas adequadas ficam na casa de 25 a 38 Shore A (séries: 171 25, 135 25, 471 38 e 377 38). 

Um consultor da Böttcher deve indicar a opção mais apropriada para o processo de cada cliente, de acordo com a sua necessidade e segmentação.

Regras para uso das tintas na máquina:

  • Rolo convencional: aceita até 20% de tinta UV, com ligeira redução de vida útil;
  • Rolo UV: não aceita nada de tinta convencional. Caso isso ocorra, o rolo é danificado de forma irreversível e precisa ser substituído;
  • Rolo Dual: o ideal para a máxima performance é o uso de 50% de tinta convencional para 50% de tinta UV. Quando os extremos permanecem ocorre a perda de vida útil.

Copyright© 2018 Böttcher do Brasil. Todos os direitos reservados.